Postagens populares

quinta-feira, 31 de maio de 2012

As papinhas de Helena

 A introdução das papinhas para a minha pequena foi bem tranquilo. Apesar de saber e de estudar isso o tempo todo, tive que adiantar esse momento para o 5° mês, pois ela precisava ficar na escolinha e não aceitava mamadeira de jeito nenhum. As primeiras papinhas foram de frutas, e sempre com mais de uma: banana com maça, maçã com mamão, banana com pera. Tento nunca colocar só uma. Banana ela adora, já o mamão esta complicado. Ja tentei várias vezes, mas ela sempre come pouco. Essa semana dei manga e ela adorou. As salgadas ela come muito mais. Sempre faço elas sortidas, com vários vegetais,  carne e um HC. No momento, estou esmagando bem ainda, porque tenho um pouco de medo da carne. Ela ja come o caldinho do feijão.
Como profissional de Nutrição, vale ressaltar que as papinhas salgadas devem ter sempre:
cereais e tuberculos + hortaliças + carnes + leguminosas,

Os vegetais devem ser de várias cores:
vermelho: tomate, beterraba
amarelo: cenoura, moranga
branco: couve - flor, aipim, batata doce
verde: folhas, brocólis, vagem, ervilha.

Eu sempre coloco também, uma colher de aveia. Dessa forma você consegue sempre fornecer uma refeição com todos os nutrientes necessários para o crescimento do seu filho!!!Vale ressaltar também, que na faixa etária que ela esta (de 7 para 8 meses), o esquema alimentar é o seguinte:

Aleitamento Materno, ainda sob livre demanda------------- papa de frutas no meio da manha-------------papa salgada de meio dia------------- papa de frutas no meio da tarde ----------------papa salgada de janta.

Oferecer líquidos depois das refeições salgadas também é recomendado, adicionar um óleo de boa qualidade e cuidar na quantidade de sal são boas dicas para ume refeição saudavel.

 Sempre aprendi que não devíamos dar danoninho até um ano e eu sempre me dizia que não daria, mas eu devo confessar que isso é quase impossível. Na primeira gripe dela, quando não comia nada e ainda não queria mamar, eu acabei dando e ela comeu..pronto, estava feito o estrago! mas eu  tento dar o de banana, porque pelo menos fujo do corante. Continuo amamentando, mas somente de manhã quando ela acorda e antes dela dormir. Ela não mama leite na mamadeira, mas o suco sim. Alguem consegue me explicar porque?


                                Suco na mamadeira: desde os 5 meses eu ja seguro o meu mamazinho

Primeiras papinhas: não sabia direito o que fazer

Foto clássica: nenê de boca suja 

Nenhum comentário:

Postar um comentário