Postagens populares

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

1 ano



Bom, chegamos todos bem ao final do primeiro ano, hehehe! Helena caminhando, cheia de saúde, querida e acima de tudo muito amada. Aprendi muita coisa ao longo desse ano, me descobri mãe e descobri um amor incondicional.

O nascimento: Tive parto normal, supertranquilo, com contrações muito fortes e doloridas, mas depois que ela nasceu esqueci tudo. Sempre fui muito estabanada, vivia derrubando tudo e morria de medo que não saberia cuidar dela, mas junto com a gestação vem algo que eu não sei explicar, mas tu aprende a ser mãe. Entrei no hospital sendo “Sandra mulher” e sai sendo “Sandra mãe”. Na primeira noite dela em casa já ficamos sozinhos à noite com ela ( eu e Eduardo) , dei o primeiro banho sozinha também.

Amamentar: ela saiu do hospital mamando pouco e aprendemos juntas. Eu queria muito amamentar e se não conseguisse iria ficar muito decepcionada comigo mesma. Meu bico é invertido e o inicio foi bem complicado, mas com a ajuda das conchinhas eu consegui amamentar normalmente. Ela mamou exclusivamente até o 5° mês. Ela teve que começar a ir para a escolinha e não aceitou o leite na mamadeira, então, tivemos que introduzir a alimentação complementar. Ela ainda esta mamando no peito, somente a noite para dormir, mas as vezes ela procura durante o dia.

As cólicas: até hoje, essa foi a parte mais difícil. Elas começaram a partir do 20° dia e foram momentos bem tensos. De noite ela tinha pouca cólica, mas de dia ela chorava muito. Foram dias difíceis porque eu estava sempre sozinha em casa e chegava numa hora que nada mais adiantava. Elas só diminuíram no final do 2° mês. A pediatra queria que eu não desse nada, mas como ela chorava por horas inteiras eu troquei de pediatra e de medicação e pronto, as dores se foram. Isso me incomodou muito, pois a antiga pediatra dizia que eu tinha que fazer massagens e colocar bolsa de água quente que iria passar e não passava. Ela chorou muito até que uma alma me ajudasse.

A escolinha: tive que iniciar o meu estágio na Secretaria da Saúde e ela precisou ir para a escolinha. O inicio foi bem complicado porque ela não quis a mamadeira. Os primeiros dias ela ficava algumas horas e depois fomos aumentando. Junto com isso foi sendo introduzido a alimentação. Depois de 1 mês ela já estava bem adaptada. Agora ela adora, eu chego no corredor da sala dela e ela já fica bem doida. Adora as crianças!

O sono: ela sempre dormiu bem de noite. Começou a dormir sozinha no quarto dela no dia 09/01/2012. Nos primeiros dias eu dormia na cama ao lado dela, com medo que ela se sufocasse no protetor de berço, mas foi supertranquilo. Assim que ela foi para a cama dela, ela passou a dormir a noite toda e isso foi muito bem pra mim também, pois eu conseguia descansar. Nos primeiros meses ela não dormia muito tempo de dia, dormiu sonos curtos de meia hora. Depois que ela foi para a escolinha isso melhorou muito. Agora ela dorme sonos longos durante o dia e de noite ela continua dormindo super bem.

A alimentação: começamos com papinhas de frutas e ela aceitou bem, mas mamão ela não come até hoje. Tentamos de todas as formas mas não teve jeito. A alimentação salgada teve que ser liquidificada nos primeiros dias, mesmo eu sabendo que não deveria, mas ela aceitou bem melhor. Depois começamos a dar mingaus de mucilon e e de bolachinha Maria (que ela adora). Hoje, come de tudo, ainda amassando um pouco, mas quase inteiro. Tem umas coisas nela que eu acho muito engraçado:
  • ela não pega nada na mão para comer como as outras crianças, a única coisa que ela pega na mão é bolachinha Maria. Carne para ela chupar foi só há 15 dias atras que nos conseguimos que ela pegasse na mão, mas foi só um dia e depois não pegou mais;
  • não abre a boca enquanto ela não engole tudo, come devagarinho.
  • Não se suja. Até hoje nunca precisei colocar babador nela, porque ela come bem direitinho.

O engatinhar e o caminhar: ela começou a engatinhar com mais ou menos 9 meses. E foi muito rápido, um dia não estava engatinhando e no outro já se arrastava e no outro já estava engatinhando. Começou um período de independência pra ela, pois poderia ir onde quisesse. Depois que ela descobriu o mundo em torno dela, nossa, é uma cabritinha. Não ficou muito tempo engatinhando, logo quis se levantar apoiando nas coisas e em seguida caminhou. Os primeiros passos foram dia 16/10/2012, 4 dias antes do aniversário dela. E foi muito rápido também, quando percebeu que podia ir com as próprias pernas estava feita a bagunça. Hoje, eu corro o dia todo atras dela. Não para um minuto. Isso me deixa exausta, mas completamente realizada: minha pequena saudável, correndo e brincando por tudo.

Foram tantos ensinamentos, tanta coisa nova nesse ultimo ano, tanto amor..mas tanto amor. Não sei da onde vem esse sentimento, só sei que ele aumenta cada vez mais. Minha Helena é minha vida e é pra ela que vivo todos os dias de minha vida!

Obrigada minha filha, por ter vindo na hora que eu mais precisava de ti. A benção da minha vida!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário